domingo, 9 de setembro de 2012

Para garantir o futuro

Filarmónica Alpiarcense quer atrair jovens para a música

foto
Cumprindo a tradição, a banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense (SFA) 1º Dezembro vai inaugurar a trigésima edição da Alpiagra no sábado, 8 de Setembro, no Largo da Feira, em Alpiarça. Além da cerimónia de abertura a banda da SFA organiza um Concerto de Bandas no último dia do certame. Um espectáculo que vai contar também com a presença da Banda Filarmónica Benaventense e a Associação Filarmónica 24 de Janeiro de Montalvo.
A SFA, que existe desde 1931, criou o ano passado uma secção de fotografia que organiza pelo segundo ano consecutivo, durante a Alpiagra, uma Maratona de Fotografia. Este ano o tema é a "Arte pela Objectiva". A colectividade aposta ainda na secção de karaté que tem obtido bons resultados nos vários escalões e participações em torneios nacionais e internacionais. No entanto, o principal projecto da associação é a Escola de Música que vai arrancar neste mês de Setembro.
A direcção quer apostar na renovação da banda uma vez que existem poucos jovens. O mesmo se passa com o orfeão da colectividade. "Se não renovarmos a banda e o orfeão corremos o risco da colectividade desaparecer dentro de alguns anos", refere o presidente da direcção, Mário João Pereira. O dirigente diz que os mais novos têm muita oferta. "Existe muitas actividades para jovens em Alpiarça. Além disso, é mais confortável ficar em casa a jogar computador ou nas redes sociais. A música exige dedicação e nem todos estão disponíveis para isso", explica.
Mário João Pereira confessa que é muito difícil manter a colectividade a funcionar com tantas secções e é graças ao esforço e dedicação de todos que têm conseguido levar o "barco a bom porto". O apoio anual de dez mil euros da câmara dá uma ajuda mas é necessária uma grande ginástica para manter tudo a funcionar durante o ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário