quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Santarém acolhe 52º Festival Internacional de Folclore Celestino Graça

Publicado por João Baptista em destaque, Facebook, Lazer, twitter Segunda-feira, Setembro 5th, 2011 (in Ribatejo)









Santarém acolhe o 52º Festival Internacional de Folclore Celestino Graça de 6 a 11 de Setembro, que este ano conta com a participação de 10 grupos; cinco estrangeiros e 5 nacionais.

A ante-estreia do Festival tem lugar no dia 8, com um espectáculo no Jardim da Liberdade, em que participam todos os grupos: ESPANHA – Agrupación de Coros y Danzas Fuente de Plata de Alconchel- Badajoz – Extremadura, ISRAEL – Halleluya Dance Groupe – Havazelet Hasharom, LITUÂNIA – Lithuanian University of Health Sciences Folk Dance Ensemble “AVE VITA”, POLÓNIA – “Ziemia ?ywiecka” – Zespó? Pie?ni i Ta?ca – Slonky, TURQUIA – Istambul “HOYAT” Gençlik Ve Spor Kulubu, Grupo Infantil de Dança Regional – Santarém, Grupo Académico de Danças Ribatejanas – Santarém, Grupo Regional de Moreira da Maia – Douro Litoral, Grupo Típico de Ançã – Cantanhede – Beira Litoral e Rancho Etnográfico e Folclórico “As Lavadeiras do Sabugo” – Estremadura.

Dia 9, às 17h45, tem lugar a Homenagem a Celestino Graça e a Cerimónia de Inauguração do Festival, junto ao Busto do seu ilustre fundador. Pelas 18h15, o tradicional Desfile Etnográfico pelas ruas do Centro Histórico, desde a Rua Teixeira Guedes até à Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), pelas 18h45 é feita uma Saudação à População no Largo do Seminário e pelas 19h00, uma Sessão Solene de Boas Vindas aos grupos participantes, na Câmara Municipal de Santarém.

Ateliês de dança e animação nas ruas da Cidade, jogos tradicionais, espectáculos no Auditório do Centro Nacional de Exposições – CNEMA, animações gastronómicas, almoço regional no Parque dos Paços do Concelho, animação em lares da 3ª idade, exposição e colóquio sobre os países participantes, celebração ecuménica na Igreja da Graça e visitas turísticas, são as actividades que integram o programa geral do Festival.

Espanha, Israel, Lituânia, Polónia e Turquia são os países estrangeiros que estão representados no 52º Festival “Celestino Graça”, que vão partilhar os palcos Scalabitanos com os ranchos folclóricos portugueses, em representação de várias regiões etnográficas: Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura e Ribatejo.

O Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” – Santarém – filiado no CIOFF – Comité International des Organizateurs de Festivals de Folklore et d’Arts Traditionelles, é organizado pelo Grupo Académico de Danças Ribatejanas e conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Santarém, a par dos apoios das Juntas de Freguesia de Marvila, Salvador e S. Nicolau, do Governo Civil de Santarém, da Fundação Inatel, do CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, do Instituto Politécnico de Santarém, da Estação Zootécnica Nacional, do Agrupamento de Escolas “Dr. Ginestal Machado”, da Vaivém d’Ideias, Lda., da Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém, da Comunicação Social regional, do Jornal “Folclore”, da Rádio Pernes e do Comércio e População de Santarém.

Programa Geral:
Dias 6 e 7 de Setembro 2011 – Quarta-Feira e Quinta-Feira – Durante o Dia – Chegada dos Agrupamentos e Alojamento

Dia 8 de Setembro 2011 – Quinta-Feira

11h00 – Ateliês de Dança nas ruas da Cidade

12h00 – Teatro Sá da Bandeira – Colóquio

13h00 – Restaurantes – Jornada Gastronómica

15h30 – Ateliê de Dança – Portugal

22h00 – Jardim da Liberdade – Ante-Estreia do Festival (Org.: CMS)


Dia 9 de Setembro 2011 – Sexta-Feira


13h00 – Restaurantes – Jornada Gastronómica

17h45 – Homenagem a Celestino Graça e Cerimónia de Inauguração do Festival, junto ao Busto

18h15 – Desfile Etnográfico (Desde a Rua Teixeira Guedes até ao Largo do Seminário)

18h45 – Largo do Seminário – Saudação à População

19h00 – Câmara Municipal de Santarém – Sessão Solene de Boas Vindas

22h15 – CNEMA – Espectáculo de Inauguração


Dia 10 de Setembro 2011 – Sábado


11h00 – Centro Histórico de Santarém – Animação de Rua

13h00 – Animação do Lar de Idosos da SCM de Santarém

17h30 – Igreja da Graça – Celebração Ecuménica

22h15 – CNEMA – Gala Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar”


Dia 11 de Setembro 2011 – Domingo

13.00 H – Jardim dos Paços do Concelho – Almoço Regional (Org.:CMS)

17.00 H – CNEMA – Espectáculo de Encerramento.

Sem comentários:

Enviar um comentário