domingo, 17 de julho de 2011

Phydellius permitiu estágio a mais de setenta jovens músicos

Terminou em grande a a sexta edição do estágio para jovens instrumentistas torrejanos (EJIT), que decorreu ao longo de uma semana (6 a 10 de Julho), em Torres Novas. O concerto final desta iniciativa, promovida pelo Choral Phydellius, juntou 72 jovens músicos do concelho, oriundos das diversas bandas filarmónicas bem como do próprio Choral. De resto, o palco do Virgínia não tinha um palmo de espaço vazio, pois estava completamente lotado com músicos, estantes para as partituras e instrumentos.



O concerto, regido por David Fiuza, jovem maestro espanhol com um vasto currículo musical, foi composto por cinco peças: de James Barnes, Philipe Sparke, Ferrer Ferran, J. A. Pina, F. Cesarini e constituiu um momento de excelência. Eram para ter estado no concerto final 72 músicos mas, devido à morte do pai, um músico acabou por não marcar presença, facto assinalado por Vítor Ferreira, coordenador do projecto. O responsável, que realçou na introdução do espectáculo o trabalho efectuado pelos jovens instrumentistas ”ao longo de cinco intensos dias” e das 35 horas de estágio onde imperou a ”disciplina, o interesse e a concentração”. Vítor Ferreira salientou ainda o carácter espontâneo que presidiu ao interesse dos músicos, alguns dos quais ”estimulados pelas diversas associações parceiras do Choral Phydellius”.
Os requisitos para integrar este estágio basicamente cingiam-se à obrigatoriedade dos participantes terem pelos menos dois anos de experiência enquanto executantes de instrumentos na área do sopro e da percussão. O maestro titular convidado ajudou ao espectáculo. O jovem de 26 anos detém já um vasto currícul concluiu os estudos superiores de clarinete no conservatório de Vigo. Detém grau superior de direcção, pelo conservatório de Mastrich, Holanda e colecciona alguns prémios de composição. Possui ainda obras editadas.

Por: Élio Batista (O Torrejano)

Sem comentários:

Enviar um comentário