quinta-feira, 13 de setembro de 2012

V CONVENÇÂO Nacional de Jogos Tradicionais

Reuniu a 13 de Setembro em Rio Maior  a fim de ultimar apoios ,   A- FCCRDS- Federação de Santarém com as parcerias deste evento !

 

domingo, 9 de setembro de 2012

Inscrevam-se e participem!

Para garantir o futuro

Filarmónica Alpiarcense quer atrair jovens para a música

foto
Cumprindo a tradição, a banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense (SFA) 1º Dezembro vai inaugurar a trigésima edição da Alpiagra no sábado, 8 de Setembro, no Largo da Feira, em Alpiarça. Além da cerimónia de abertura a banda da SFA organiza um Concerto de Bandas no último dia do certame. Um espectáculo que vai contar também com a presença da Banda Filarmónica Benaventense e a Associação Filarmónica 24 de Janeiro de Montalvo.
A SFA, que existe desde 1931, criou o ano passado uma secção de fotografia que organiza pelo segundo ano consecutivo, durante a Alpiagra, uma Maratona de Fotografia. Este ano o tema é a "Arte pela Objectiva". A colectividade aposta ainda na secção de karaté que tem obtido bons resultados nos vários escalões e participações em torneios nacionais e internacionais. No entanto, o principal projecto da associação é a Escola de Música que vai arrancar neste mês de Setembro.
A direcção quer apostar na renovação da banda uma vez que existem poucos jovens. O mesmo se passa com o orfeão da colectividade. "Se não renovarmos a banda e o orfeão corremos o risco da colectividade desaparecer dentro de alguns anos", refere o presidente da direcção, Mário João Pereira. O dirigente diz que os mais novos têm muita oferta. "Existe muitas actividades para jovens em Alpiarça. Além disso, é mais confortável ficar em casa a jogar computador ou nas redes sociais. A música exige dedicação e nem todos estão disponíveis para isso", explica.
Mário João Pereira confessa que é muito difícil manter a colectividade a funcionar com tantas secções e é graças ao esforço e dedicação de todos que têm conseguido levar o "barco a bom porto". O apoio anual de dez mil euros da câmara dá uma ajuda mas é necessária uma grande ginástica para manter tudo a funcionar durante o ano.

Acaba este Fim de Semana, em Santarém

Danças do mundo no Festival de Folclore Celestino Graça em Santarém



Argentina, Espanha, Estónia, Indonésia e Peru são os países representados no 53º Festival de Folclore de Santarém que se realiza entre os dias 6 e 9 de setembro.

Um direito!

Convite da ANAFRE

sábado, 8 de setembro de 2012

in O Mirante

Santarém e Rio Maior
são capitais nacionais
dos jogos tradicionais por dois dias
As cidades de Santarém e Rio Maior recebem, dias 29 e 30 de Setembro, respectivamente, a V Convenção Nacional de Jogos Tradicionais. Uma oportunidade para diferentes gerações conviverem e saberem como funcionam jogos como o pião, dominó, petanca, burro ou saco, entre mais de 20 jogos diferentes que vão ser exemplificados.

A par da demonstração de jogos, a convenção vai contar com competições por equipas nos jogos de dominó, sueca, damas e malha e com fóruns científico sobre os jogos tradicionais.

O Jardim da Liberdade, em Santarém, dia 29, e o jardim das piscinas, em Rio Maior, dia 30, são os palcos da maior parte das actividades de uma convenção promovida pela Federação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém (FCCRDDS).

Para Augusto Figueiredo, da FCCRDDS, trata-se do momento mais importante dos jogos tradicionais em Portugal e uma oportunidade de demonstrar como os jogos tradicionais são um exemplo de desporto para todos. “Os jogos tradicionais são meio de socialização, de exercício físico e de coordenação motora”, exemplificou o dirigente.

Tanto a 29 de Setembro, em Santarém, no jardim da Liberdade, como em Rio Maior, dia 30, no jardim das piscinas municipais, haverá feira-mostra de jogos tradicionais entre as 10h00 e as 18h00. Os jogos são muitos: rampa, burro, andas, macaca, sapo, túnel, saco, petanca, malha, galo, berlinde, prego, sobe e desce, corda, arco e gancheta, pião, sueca, dominó e damas.

Manuel Soares, da União das Colectividades e Associações de Torres Novas (UCATN), lembra como os jogos tradicionais têm vindo a crescer nas colectividades, muito por via das dificuldades que outras modalidades têm sentido por falta de apoios. “Além dos custos técnicos e de inscrições, o aumentos dos combustíveis e das portagens também veio prejudicar a continuidade de algumas modalidades, bem mais caras do que os jogos tradicionais”, comparou Manuel Soares.

Em alternativa aos jogos tradicionais foram programadas actividades paralelas. Quem quiser pode participar em visita guiada ao gótico de Santarém (10h00), almoçar no Centro de Apoio Social do Município, participar no fórum científico na Sala de Leitura Bernardo Santareno (14h30) ou assistir à actuação do grupo de música popular “Amigos da Farra” (18h00). Em Rio Maior, inicia-se a competição de malha na rua da Escola Superior de Desporto, e de damas, sueca e dominó no pavilhão Adelino Figueiredo (09h30). Pode-se ainda visitar o centro de estágio da cidade e fazer uma visita guiada às Marinhas do Sal pelas 10h00. Há almoço a preço simbólico no centro de estágio com inscrição prévia, reinício da competição a partir das 14h00 e encerramento da convenção com o grupo de música tradicional “Emoções de Malpique”.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


Todas as informações sobre a convenção e as inscrições estão disponíveis em <http://movimentoassociativodisantarem.blogspot.pt/> e em www.confederacaodascolectividades.com <http://www.confederacaodascolectividades.com/>. Podem ser obtidas pelos contactos: fccrds@gmail.com <mailto:fccrds@gmail.com>, 218 882 866 (fax) e 939348127, 965062640, 924292469 ou 939825340. A FCCRDS tem sede na praceta Bairro 1.º de Julho, lote 3, R/c, em Vale de Estacas, Santarém. Segundo Augusto Figueiredo já está inscrita uma camioneta de adeptos dos jogos tradicionais provenientes de Valongo e Matosinhos, pelo que espera grande adesão para as duas cidades.

Sábado em TOMAR

Este fim de semana, em Porto Mendo, TOMAR

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Domingo, em MAÇÂO

Encontro de bandas em Mação

ENCONTRO DE BANDAS

EM MAÇÃO

A Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUM) vai levar a cabo no próximo domingo, 9 de Setembro, mais um Encontro de Bandas. Este ano, o Encontro surge integrado nas Comemorações dos 150 anos da SFUM.
Como habitualmente, a iniciativa decorre nas ruas da Vila de Mação, promovendo a boa música à população.
 
PROGRAMA
15h – Início dos percursos individuais das Bandas Filarmónicas pelas ruas da Vila de Mação com a presença da Banda de Penela, Banda de Sardoal, que também comemora 150 anos este ano e a Banda de Mação
15.30h – Recepção com hino de cada Banda em frente à Câmara Municipal, seguindo-se o desfile das três Bandas a tocar a mesma marcha por: Largo dos Bombeiros, Ruas Padre António Pereira de Figueiredo e Francisco Serrano, Praça Gago Coutinho, Rua Pina Falcão e Largo do Matadouro.
16.30h – Concerto a realizar pelas Bandas no Jardim Municipal.

Em Poço Redondo, Tomar, este fim de semana

Em Santa Cita, Tomar, este fim de semana

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sábado, 8 de Setembro, em SANTARÉM

Sociedade Recreativa Operária
     
Escrito por Redação on Terça, 04 Setembro 2012 08:57 (RR)
A Sociedade Recreativa Operária (SRO) de Santarém vai realizar uma colheita de sangue no sábado, 8 de Setembro, entre as 9 e as 13 horas, no espaço wireless do supermercado Pingo Doce de São Domingos.
Em simultâneo com a recolha de sangue, que conta com o apoio do Instituto Português do Sangue e Transplantação, irá também decorrer uma inscrição de dadores de medula óssea.
Em comunicado, a SRO apela à participação de todos os scalabitanos alertando para o facto das reservas de sangue dos grupos A e O negativo já não serem suficientes, em virtude de uma quebra de cerca de 20% nas dádivas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Lançamento do Livro " MANUAL DO DIRIGENTE ASSOCIATIVO "

 Decorreu na "Frimor" em Rio maior , no dia 2 de Setembro o lançamento do livro  para o Distrito e irá ser apresentado por todo o pais

 OS AUTORES