sexta-feira, 29 de julho de 2011

Movimento associativo e autarquias

TOMAR – Estão abertas as candidaturas para benefício de apoios à actividade desportiva e cultural


Já estão disponíveis, para análise, até ao próximo dia 1 de Agosto, no site da Câmara Municipal, as normas dos programas e respectivos impressos de candidatura para o Apoio à Actividade Cultural e Desportiva. As colectividades e associações têm, neste período de uma semana, a possibilidade de enviar propostas e sugestões que pretenderem. O programa abrange todas as entidades de índole associativa sem fins lucrativos, com sede e intervenção no concelho de Tomar e que, para o efeito, se encontrem legalmente constituídas.

Os apoios a conceder poderão ser de ordem financeira, compreendendo a atribuição de subsídio; de ordem material e logística, compreendendo a cedência temporária de bens ou equipamentos necessários à realização das actividades; ou de ordem técnica, compreendendo a disponibilização, por parte da autarquia, de técnicos que apoiem a concretização das actividades. O Programa de Apoio à Actividade Cultural e Desportiva prevê três linhas de actuação: o apoio a actividades regulares de índole cultural, a eventos e projectos de índole cultural e o apoio a deslocações ao estrangeiro para participação em actividades de índole cultural relevante. Os apoios são anuais e pagos em prestações.

domingo, 24 de julho de 2011

TOMAR – Está à porta a segunda edição do Nabão Activo


Está à porta a segunda edição do Nabão Activo. Trata-se de uma organização conjunta da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira e do Grupo Desportivo e Recreativo da Sabacheira e que pretende constituir um evento de referência na região, promovendo a prática do desporto ao ar livre, usufruindo da natureza tal com esta se apresenta. As inscrições para a edição deste ano do Nabão Activo já estão abertas até ao dia 27 de Julho.

Joaquim Góis, presidente da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira, perspectivou esta iniciativa para a Hertz: «Um dos destaques deste evento passa pela união de duas associações, que conseguem congregar as actividades que desenvolvem. Foi uma oportunidade para trabalhar em conjunto em torno de uma iniciativa que promove a prática do desporto ao ar livre. Tudo isto, de uma forma descontraída. Vamos ter um programa de fim-de-semana bem recheado, precisamente no pico do verão, altura em que as pessoas estão de férias».

2011-07-23 (Rádio Hertz)

domingo, 17 de julho de 2011

Phydellius permitiu estágio a mais de setenta jovens músicos

Terminou em grande a a sexta edição do estágio para jovens instrumentistas torrejanos (EJIT), que decorreu ao longo de uma semana (6 a 10 de Julho), em Torres Novas. O concerto final desta iniciativa, promovida pelo Choral Phydellius, juntou 72 jovens músicos do concelho, oriundos das diversas bandas filarmónicas bem como do próprio Choral. De resto, o palco do Virgínia não tinha um palmo de espaço vazio, pois estava completamente lotado com músicos, estantes para as partituras e instrumentos.



O concerto, regido por David Fiuza, jovem maestro espanhol com um vasto currículo musical, foi composto por cinco peças: de James Barnes, Philipe Sparke, Ferrer Ferran, J. A. Pina, F. Cesarini e constituiu um momento de excelência. Eram para ter estado no concerto final 72 músicos mas, devido à morte do pai, um músico acabou por não marcar presença, facto assinalado por Vítor Ferreira, coordenador do projecto. O responsável, que realçou na introdução do espectáculo o trabalho efectuado pelos jovens instrumentistas ”ao longo de cinco intensos dias” e das 35 horas de estágio onde imperou a ”disciplina, o interesse e a concentração”. Vítor Ferreira salientou ainda o carácter espontâneo que presidiu ao interesse dos músicos, alguns dos quais ”estimulados pelas diversas associações parceiras do Choral Phydellius”.
Os requisitos para integrar este estágio basicamente cingiam-se à obrigatoriedade dos participantes terem pelos menos dois anos de experiência enquanto executantes de instrumentos na área do sopro e da percussão. O maestro titular convidado ajudou ao espectáculo. O jovem de 26 anos detém já um vasto currícul concluiu os estudos superiores de clarinete no conservatório de Vigo. Detém grau superior de direcção, pelo conservatório de Mastrich, Holanda e colecciona alguns prémios de composição. Possui ainda obras editadas.

Por: Élio Batista (O Torrejano)

domingo, 10 de julho de 2011

TOMAR: FESTA DOS TABULEIROS, com o contributo fundamental do movimento associativo


















Chegou o dia grande da Festa dos Tabuleiros, edição 2011. Neste domingo, a partir das 16 horas, irá sair da Mata Nacional dos Sete Montes o Cortejo principal, este ano com 704 tabuleiros, mais 57 do que a última edição. As atenções de Portugal estão, desta forma, centradas em Tomar e a prova disso é que as estações de televisão RTP, SIC e TVI irão estar em reportagem desde a cidade do Nabão. A afluência de visitantes começou a notar-se logo nas primeiras horas da manhã, pelo que as expectativas de meio milhão de espectadores deverão mesmo concretizar-se ou, até, ser ultrapassadas.

Referência para o percurso do Cortejo: Mata dos Sete Montes, Av. Dr. Cândido Madureira, Rua Everard (Levada), Rua Serpa Pinto (Corredoura), Praça da República (Cerimónia da Bênção dos Tabuleiros), Rua Serpa Pinto (Corredoura), Rua Everard, Ponte Nova, Av. Norton de Matos, Rua Manuel de Matos, Praceta Dr. Raúl Lopes, Rua Miguel Ferreira, Av. Ângela Tamagnini, Alameda Um de Março (lado sul), Rua Marquês de Pombal, Ponte Velha, Av. Marquês de Tomar, Rua Silva Magalhães, Praça da República, Rua Infantaria 15, Av. Gen. Bernardo Faria.

sábado, 9 de julho de 2011

OURÉM - Encontro de Mérito Associativo 2011




O Município de Ourém realiza, no próximo dia 15 de Julho, no Cine-Teatro Municipal, o Encontro de Mérito Associativo 2011. Trata-se de uma iniciativa que homenageará todos aqueles que se distinguiram em provas regionais, nacionais e internacionais, e que através do seu desempenho projectaram a imagem do município em realizações desportivas, sociais e culturais.


.
Destaque para as distinções de Mérito Individual, onde serão atribuídos os prémios de Mérito Técnico, de Mérito Desportivo e de Mérito Cultural.
Encontro de Mérito Associativo - Distinções

Mérito Associativo: Comemoração de 25 anos em 2011

•a) Associação Desportiva de Formigais
•b) Centro Cultural e Recreativo de Rio de Couros
Distinção dos primeiros classificados de provas distritais e regionais:

Categoria Desporto
- Desporto Escolar:
•Agrupamento de Escolas de Freixianda - Carolina Jesus Tomé - campeã distrital de orientação, no escalão de infantil feminino.
•Clube Académico Conde de Ourém - apuramento para o Mundial ISF, Itália.
◦Escola Secundária de Ourém - Carlos Daniel da Silva Frazão;
◦Escola Conde de Ourém - João Pedro Pereira Gonçalves; Tomás Dionísio Oliveira Santos; Mikael dos Santos Ferreira, Ricardo José Gonçalves Vieira Ferreira; César Augusto Gonçalves de Faria Eugénio, Valter Oliveira Reis.
- Desporto Associativo
•Juventude Ouriense
◦Daniela Lopes (bi - campeã distrital, no escalão de iniciados, patinagem artística);
◦Inês Lopes (campeã distrital escalão juvenil, patinagem artística)
◦Equipa de Juvenis (Futsal, 1.º lugar - Taça distrital)
•Grupo Desportivo Sandoeirense (Futsal, 1.º lugar - Taça distrital, categoria de séniores)•Centro Desportivo de Fátima:
◦Equipa de Infantis (Futebol 11);
◦Equipa de Juniores (Futebol 11).
•Grupo de Atletismo de Fátima:
Patrícia Silva Carreira - júnior

- Campeã distrital do salto em altura de juvenis e de juniores em 2010 e 2011.

- Campeã distrital colectiva dos campeonatos absolutos do triatlo em provas combinadas e de salto em altura - 2010

- Campeã distrital do lançamento do dardo - 2011

Catarina Custódio Reis - iniciada

- Campeã distrital colectiva de salto em altura de triatlo e de provas Combinadas 2011 - Campeã distrital de lançamento do dardo de infantis - 2010
Daniela Nogueira Vieira - juvenil

- Campeã distrital de 4x60 e 4x80 - 2010

- Campeã distrital colectiva do triatlo e salto em altura - 2010

- Campeã distrital de 250 barreiras de 2010

David Neves - infantil
- Campeão distrital do triatlo - 2011
- Campeão distrital de 60 metros - 2011
- Campeão distrital colectivo do atleta completo
- Campeão distrital colectivo do salto em altura

Sara Ribeiro - infantil

- Campeã distrital de salto em altura de infantis - 2011.
- Campeã distrital colectiva de provas combinadas 2011.
- Campeã distrital colectiva de salto em altura 2011.

Beatriz Gomes -infantil

- Campeã distrital colectiva de salto em altura - 2010 - 2011.
- Campeã distrital colectiva de provas combinadas 2010 - 2011.

- Campeã distrital colectiva do triatlo 2010 - 2011.

- Campeã distrital colectiva de infantis 2010 - 2011.

João Marto -iniciado

- Campeão distrital colectivo de salto em altura -2011
- Campeão distrital colectivo de provas combinadas -2011
- Campeão distrital colectivo do triatlo - 2011
- Campeão distrital colectivo do atleta completo - 2011-06-23
Carolina Reis -infantil

- Campeão distrital colectivo de salto em altura -20

- Campeão distrital colectivo de provas combinadas - 2011
- Campeão distrital colectivo do triatlo -2011

- Campeão distrital colectivo do atleta completo-2011

- Campeã distrital de salto em altura em sala -2011

Ana Filipa Carvalhana - iniciada

- Campeão distrital colectivo de salto em altura-2011

- Campeão distrital colectivo de provas combinadas-2011

- Campeão distrital colectivo do triatlo -2011

- Campeão distrital colectivo do atleta completo-2011

Clara Gomes - iniciada

- Campeão distrital colectivo de salto em altura-2011

- Campeão distrital colectivo de provas combinadas-2011

- Campeão distrital colectivo do triatlo -2011

- Campeão distrital colectivo do atleta completo-2011

Joana Silva - infantil

- Campeão distrital colectivo de salto em altura-2011

- Campeão distrital colectivo do triatlo-2011

Sabrina Silva - infantil

- Campeão distrital colectivo de salto em altura-2011

- Campeão distrital colectivo do triatlo-2011

George Oliveira - juvenil

- Campeão colectivo distrital de juvenis -2011

- Campeão colectivo distrital de juniores-2011

João Gomes - juvenil

- Campeão colectivo distrital de juvenis -2011

- Campeão colectivo distrital de juniores-2011

Hernâni Rodrigues - juvenil

- Campeão colectivo distrital de juvenis -2011

- Campeão colectivo distrital de juniores-2011

Rui Neves - júnior

- Campeão colectivo distrital de juvenis -2010

- Campeão colectivo distrital de juniores-2011

Miguel Gaspar - júnior

- Campeão colectivo distrital de juniores-2011

João Patrício - juvenil

- Campeão colectivo distrital de juvenis -2011

- Campeão colectivo distrital de juniores-2011

Hilário Santos. - veterano

- Campeão distrital colectivo sénior - 2010 e 2011

Edgar Frazão - sénior

- Campeão distrital colectivo sénior - 2010 e 2011

Aurélio Verissímo - sénior

- Campeão distrital colectivo sénior - 2010 e 2011
Pedro Mendes Silva - sénior

- Campeão distrital colectivo sénior - 2010 e 2011

Pedro Vicente - sub23

- Campeão distrital colectivo sénior - 2010 e 2011

Categoria Cultura

João Carlos Vieira dos Santos: 3.º lugar no concurso "A Melhor Voz da Região"





Distinção dos primeiros classificados em provas Nacionais

Categoria Desporto

- Desporto Escolar:

•Centro De Estudos de Fátima: Equipa de Futsal Juvenis Femininos, Campeões Nacionais.

Atletas campeões Nacionais

Guilherme Pires - 1994 - juvenil

- Vice-campeão nacional colectivo de juniores - 2011

- Vice-campeão nacional do triatlo - 2011

Pedro Miguel Oliveira Carreira - sénior

- 3.º Lugar nacional de juniores nos 110 metros barreiras - 2010

Patrick Santos - sub23

- 3.º Lugar na Taça nacional de Duatlo porTerra-2011

Alessandro Gonçalves - 1994 - juvenil

- 3.º Lugar nacional no Olímpico Jovem no disco e peso - 2011.

- Vice-campeão nacional colectivo de juniores.

António José Santos Vieira - júnior

- Vice-campeão nacional colectivo de juniores - 2011

Cristiano António - sénior

- 3.º Lugar nacional de marcha - 2011

Joel de Jesus Pereira - Recordista nacional do pentatlo de infantis;

- Vice-campeão nacional do pentatlo e salto em altura e comprimento de infantis;

- Recordista distrital do salto em comprimento, do salto em altura, dos 60 metros barreiras, pentatlo e heptatlo.

- Vice-campeão nacional do triatlo técnico opcional de iniciados.

- Vice-campeão nacional colectivo de júniores - 2011

- Vice-campeão nacional de juvenis nos 110 metros barreiras

- Recordista nacional do triplo-salto de iniciados - 2010

Edgar Carreira Remédios- Vice-campeão nacional colectivo de juniores - 2011

- Campeão do heptatlo da Zona Sul - 2011

- Campeão nacional de 110 metros barreiras - 2011

- Atleta com mínimos para os Mundiais de juvenis nos 110 m barreiras



Categoria Cultura

•Conservatório de Música Ourém/Fátima:
◦Ana Margarida - alcançou o 2º lugar no XI Concurso Internacional do Fundão;
◦Marcelo Santos Oliveira - alcançou o 3.º prémio do escalão D no VII Concurso Nacional de Guitarra;
◦Bernardo Rodrigues - alcançou o 3.º prémio, no escalão B do VII Concurso Nacional de Guitarra
◦Ana Margarida - 3.º lugar Escalão A, VII Concurso Nacional de Piano.
◦André Rodrigues - 3.º lugar Escalão C, no VII Concurso Nacional de Piano.
◦Inês Condeço - 3.º lugar Escalão E, no VII Concurso Nacional de Piano.
◦José António Pereira Reis -3.º Lugar, Escalão A, do II Concurso Nacional de Violino.
◦Marisa Beltrão Moreira - 2.º prémio, escalão B, do II Concurso Nacional de Violeta.
◦Pedro Pereira - 2.º lugar, Escalão A, no VII Concurso Nacional de Piano.
◦Pedro Faria Poupado - 2.º lugar, Escalão D, no VII Concurso Nacional de Piano.
◦Liliana Gonçalves Quintino - alcançou o 2º lugar no XI Concurso Internacional do Fundão e obteve o 3º prémio no V Concurso Luso-Espanhol de Guitarra de Fafe.
◦Ana Carolina Lopes Soares - alcançou o primeiro lugar no XI concurso Internacional do Fundão. Também recebeu o prémio revelação 2010 entre todos os elementos que participaram em todos os escalões e instrumentos. Recebeu igualmente o 1.º prémio no V Concurso Luso-Espanhol de guitarra de fole.
◦Lara Filipe Fernandes de Oliveira - recebeu o 1.º prémio de escalão A, no VII Concurso Nacional de Guitarra, realizado em 2010.
◦Rodrigo Marques Oliveira - recebeu o 1.º prémio no escalão A, no VII Concurso Nacional de Piano.


•Academia de Música Banda de Ourém
◦Rúben Almeida Neves - 2.º lugar na categoria Juvenil, em saxofone, no IV Concurso Nacional de Instrumentos de Sopros "Terras de La Salette"


•Cristóvão Marques Rodrigues, Menção Honrosa - sagrou-se Campeão Nacional de Gincanas (Hipismo) pelo CRIO
•AMBO- Orquestra de Sopros, Menção Honrosa

Mérito de projecção Internacional

Vespingas- Vespa Clube de Fátima

Realizou em 2010 o Vespa Worlddays, no Estádio Municipal de Fátima. Concorreu com a Inglaterra e Noruega, tendo conseguido a maioria dos votos para que o evento se realizasse no concelho. Os participantes eram oriundos de 36 países europeus. Divulgaram o concelho para além fronteiras.



Atletas com estatuto de alta competição/olímpico:

Samuel Carreira Remédios - júnior, atleta com estatuto de alta competição e internacional do Grupo de Atletismo de Fátima

- Campeão nacional do triatlo, octatlo e 110 metros barreiras de

juvenis e do heptatlo e decatlo de juniores

- Campeão nacional de 60 metros barreiras juniores - 2011

- Campeão nacional do decatlo júnior - 2011

- Campeão nacional do Heptatlo júnior de pista coberta - 2011

- Campeão nacional de 110 barreiras de juniores - 2011

- Participou no Meeting de Selecções em Manheim - Alemanha - 2011



Ana Margarida Fartaria Oliveira - juvenil - Atleta internacional e em percurso de alta competição do Grupo de Atletismo de Fátima

- Recordista nacional do salto em altura de infantis

- Recordista nacional do heptatlo de iniciados - 2010

- Campeã nacional de salto em altura de Juvenis - 2010

- Medalha de Ouro dos Jogos das Comunidades de Língua Portuguesa

no salto em comprimento - Moçambique - Julho de 2010.

- Vencedora do salto em comprimento do Olímpico Jovem Nac. - 2011

- Vencedora do triatlo técnico nacional - 2011

- Campeã nacional de salto em comprimento - 2011

- Campeã nacional do triplo-salto - 2011

- Recordista nacional do triplo-salto de iniciados - 2010

- Presença nos Campeonatos do Mundo de juvenis em Lille-França - 2011

- Atleta com mínimos para os mundiais de juvenis no Heptatlo - 2011.



Tiago André Santos Marto - Atleta com estatuto de alta competição e internacional do Grupo de Atletismo de Fátima

- 2.º lugar na Taça da Europa do decatlo em Israel em 2010.

- Vencedor colectivo da Taça Nacional da FPA do heptatlo - 2010

- Campeão nacional do Heptatlo sénior - 2011

- Campeão nacional do decatlo sénior - 2011





David João Serralheiro Rosa - Atleta internacional e de alta competição, na modalidade de BTT, na vertente XCO Cross Country Olimpico,a única modalidade olímpica relacionada com BTT.

Participou no campeonato Europeu de XCO, realizado em Haifa Israel, no ano de 2010

Já teve 2 participações na Taça do Mundo realizadas na Alemanha e Itália.

Está integrado na equipa nacional que irá participar nos jogos olímpicos de 2012 a realizar na Inglaterra.



Distinções de Mérito Individual

Prémio Mérito Técnico:

- João Victor Carvalho Alves, do Clube Académico IV Conde de Ourém

- José Pedro Matos Figueiredo, da Academia de Música Banda de Ourém, maestro da Orquestra de Sopros.

- José António Graça Reis Santos, da Academia de Música Banda de Ourém, maestro da Orquestra Típica.

- Dora Conde, do Grupo de Teatro Apollo



Prémio Mérito Desportivo:

- Prof. António Ramos, do Grupo de Atletismo de Fátima

Prémio Mérito Cultural:

- Dr. Avelino Subtil, da Academia de Música Banda de Ourém.
(in Radio Hertz)

domingo, 3 de julho de 2011

No Cartaxo....


Moção aprova "veemente protesto" contra atraso na celebração de protocolos com associações do Cartaxo


A Assembleia Municipal do Cartaxo aprovou um voto de "veemente protesto" face à actuação da câmara que ainda não cumpriu com a celebração de protocolos com as colectividades e associações do concelho referentes a 2011.

Na votação há a salientar o facto de vários deputados do PS se terem abstido o que permitiu que os votos a favor da oposição PSD, CDU e BE tenham superado apenas seis votos contra de socialistas.

A moção, entregue pelo grupo do PSD, lembra como a colectividades e associações desempenham um papel fundamental na prossecução do interesse municipal a nível social, cultural, desportivo e recreativo, substituindo-se muitas vezes aos Estado na formação dos jovens e na protecção social dos mais desfavorecidos.

Vasco Cunha (PSD) recordou ainda que muitos emblemas estão a passar por graves dificuldades económico-financeiras, que podem por em causa o seu normal funcionamento, situação que também se deve a verbas em atraso de protocolos de 2010 e que está fazer com que dirigentes tenham de assumir responsabilidades pessoais de natureza financeira.

Na resposta à moção, o presidente da Câmara do Cartaxo afirmou que a Administração Central não cumpre com o associativismo, enquanto a administração local, tem cumprido, mesmo com dificuldades. "Na construção de infra-estruturas, a formar jovens, campeões e não campeões, e vamos continuar a apoiar com criatividade", garantiu Paulo Caldas.
(in O Mirante)