sábado, 30 de abril de 2011

TOMAR - Coro Canto Firme em concerto pascal


O Coro Misto Canto Firme actua no dia 1 de Maio num Concerto Pascal promovido pelo Voluntariado Teresa de Saldanha (VTS), núcleo de Lisboa, associação integrada na Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena.

Este concerto terá lugar pelas 15h30, na Igreja de S. João Baptista, e contará ainda com a presença do Coro Infantil da Escola Infante D. Henrique, do Grupo de Cavaquinhos de Marrazes e do Grupo Coral dos Pimpões de Caldas da Rainha.

MAIO MÚSICA

Sob o nome de "MaioMúsica", a Canto Firme de Tomar promove no seu Auditório uma série de iniciativas musicais diversificadas que visam dinamizar a vida cultural da cidade no próximo mês de Maio. Assim, esta programação terá início com a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sôr, que se apresentará no Auditório Fernando Lopes-Graça pelas 16H00 do dia 7 de Maio (Sábado). No fim-de-semana seguinte, pelas 18H00 do dia 14 de Maio, registo para a presença da Orquestra do Conservatório Regional de Castelo Branco, dia 21 de Maio, pelas 16h00 o Grupo de Música Ligeira da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira e, para concluir este Ciclo de Música, no dia 28 de Maio, pelas 21h30, actuará a Banda da Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos.

CURSOS PROFISSIONAIS DE MÚSICA AVANÇAM

As inscrições condicionais vão-se realizar durante o Mês de Maio, como forma de viabilizar a candidatura ao financiamento dos referidos cursos no próximo ano lectivo. São já vários os interessados e oriundos de outras terras que não Tomar, uma vez que estes serão os únicos Cursos Profissionais de Música a funcionar num raio de mais de 100 quilómetros. Qualquer aluno com o 9º ano concluído, com conhecimentos musicais, prática instrumental e menos de 20 anos de idade é potencial candidato a esta matrícula sendo, posteriormente, sujeito a provas de aferição de competências e capacidades. Trata-se de Cursos de dupla certificação, isto é, conferem um diploma de conclusão do nível secundário de educação (12ºano) e um certificado de qualificação profissional de nível 4. Todo o horário será ministrado na Canto-Firme incluindo as próprias refeições. Tais Cursos serão um importante contributo, não só para a diminuição do abandono escolar na nossa região, como para a criação de mais umas dezenas de postos de trabalho e da melhoria do nível artístico - musical da nossa região. A certificação obtida com a conclusão de um destes cursos permite ainda o acesso ao ensino superior (universitário ou politécnico). Todas as informações complementares podem ser obtidas na Canto Firme.


2011-04-26 12:15:02 (Rádio Hertz)

Vale Estacas, Santarém: Chinquilho até 23 de Maio

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DE
VALE DE ESTACAS

SOCIEDADE RECREATIVA DO JARDIM DE CIMA


Torneio de Chinquilho - Santarém
De 11 de Abril até 23 de Maio 2011
















Com a participação de 11 equipas de outras tantas Associações do Concelho de Santarém, está a decorrer um Torneio de Chinquilho, Jogo Tradicional do Ribatejo, este ano com a organização, conjunta de duas colectividades, onde o chinquilho tem quase sempre adeptos.
São elas a Associação Cultural e Recreativa de Vale de Estacas e a Sociedade Recreativa do Jardim de Cima, em cujas sedes estão a ser disputados alternadamente os jogos deste Torneio, ás segundas, quartas e sextas- feiras ás 20,45 e 22,15 horas, dois jogos em cada hora disputados em dois pares de Tabuleiros.
Tem este como objectivo o de não deixar morrer esta modalidade o que estas colectividades tudo fazem para a sua continuidade e preservação.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ROTA DOS PASTORES, Chãos, Rio Maior


































A “Rota dos Pastores” pretende valorizar o ofício de pastor como contributo para a manutenção dos habitats e em especial da gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax), ave esta que se encontra em perigo.

Acompanhados pelo pastor e pelo nosso rebanho, os participantes terão a oportunidade de vivenciar “in loco” o dia a dia do pastor. Ao longo do percurso, os participantes poderão compreender melhor acerca do pastoreio nas Serra dos Candeeiros, compreendendo a sua importância na manutenção dos habitats e na preservação de elementos agro-pastoris serranos.

Cada participante terá a sua “sacola” de pastor (do nosso centro de tecelagem) com a sua merenda típica (broa de milho, pão alvo, chouriço, queijo e azeitonas). Como acessório, a navalha e o pífaro de cana (feito pelo tocador de pífaro Manuel Azenha).

PASTORES DA SERRA DOS CANDEEIROS

O que será que nos traz ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros para caminhar com os pastores?

O Romantismo hoje associado a esta tarefa, não tem paralelo com a vida de um pastor nos anos 40 ou 50. Houvesse chuva, vento ou um sincelo de arrepiar, o pastor tinha de ir para a serra.

Como companhia tinha as cabras, suas fiéis companheiras do dia-a-dia. Para entreter, o pífaro e os jogos tradicionais, como a chisca ou a malha. Na sacola, levava pão, azeitonas, chouriço ou queijo. Água, havia de a encontrar pela serra, na cova de uma pedra ou à beira da lagoa. O frio ou a chuva, esses eram empurrados pela manta de lã.

Pela possibilidade de contemplar e sentir a natureza, pela liberdade que a sua profissão lhe conferia, os pastores eram senhores de uma sabedoria respeitada. Compreendiam a natureza, gostavam dela, mesmo quando parecia estar zangada com eles. Como eles, só os moleiros... pois, ambos viviam ao vento, no cimo de montes limpos de gente.

Talvez por isto, estejam nas páginas de Aquilino e de Miguel Torga!!!

Talvez por isto tenhamos de compreender as pontes que podem ligar a vida do pastor da Serra dos Candeeiros com a conservação da natureza e da biodiversidade, questionar o abandono de determinadas actividades tradicionais e as consequentes repercussões na fauna e na flora.

É pertinente a preservação da biodiversidade e a valorização do pastor, inovando a tradição e conjugando-a com novas actividades económicas no espaço rural, como contributo significativo para o desenvolvimento local, cruzando ambiente, economia (numa visão social e solidária) e cultura.

Talvez todos devêssemos ter um pouco mais de pastores em nós!…

sábado, 23 de abril de 2011

Hoje, Dia Mundial do Livro


23 de Abril: Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor



O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha. Em 1926 a Espanha instaurou o dia 23 de Abril como Dia do Livro pois esta data coincide com a morte de Cervantes, imitando a Inglaterra que já o celebrava no mesmo dia porque também coincide com a morte de Shakespeare.No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes. A celebração enraizou-se rapidamente em Barcelona e estendeu-se na Catalunha, mas o propósito oficial diluiu-se ao coincidir com o dia do Santo Padroeiro.


A Conferência geral da UNESCO, reunida em Paris, considerando que o livro foi historicamente o instrumento mais potente de difusão dos conhecimentos, que todas as iniciativas para promover a difusão do livro são um fator de enriquecimento cultural, que uma das formas mais eficazes de promoção do livro é organizar todos os anos "O dia do livro", e constatando que esta fórmula ainda não fora adotada a nível internacional, em 15 de Novembro de 1995 proclamou o dia 23 de Abril "Dia mundial do livro e dos direitos de autor". Nesta data celebra-se também portanto o "direito de autor". Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.O objetivo é fazer com que os jovens descubram o prazer da leitura.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Centro Cultural de Santarém apresenta plano contra a crise


O Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) debate-se com grandes dificuldades financeiras. A nova direcção, eleita em Dezembro, encontrou uma dívida de 84 mil euros e a instituição não tem qualquer fonte de rendimento, pelo que só com o apoio do mecenato é possível levar a cabo algumas actividades. Trinta mil euros é o montante da dívida à Segurança Social e mais trinta mil euros é quanto o CCRS deve a um antigo colaborador. O apoio de 535 euros mensais que a Câmara de Santarém acordou em pagar à CCRS mediante protocolo firmado entre as duas partes não é pago há cerca de dois anos. O tesoureiro, Jacinto Fernandes, refere que a autarquia “comprometeu-se” a pagar tudo o que deve. Mas não se sabe quando.

O CCRS tem sobrevivido graças à generosidade e solidariedade de várias pessoas, sobretudo os credores que, em alguns casos, perdoaram a dívida ou aceitaram reduzir para menos de metade. “Desde que tomámos posse já conseguimos abater cerca de 15 mil euros de dívida e conseguimo-lo com a colaboração de credores. Já não chove no edifício graças à boa vontade de um empreiteiro que arranjou o telhado. O equipamento de som também se deveu à boa vontade de um técnico de som de Santarém. Só temos a agradecer a todos os que nos têm ajudado”, refere Jacinto Fernandes.

A nova direcção do CCRS está à procura de patrocínios e mecenas que possam ajudam a associação nesta fase mais complicada. Se tudo correr como previsto, o Conservatório de Música deixará as instalações do Fórum Mário Viegas no final do ano lectivo e as 12 salas que o conservatório ocupa podem servir para ceder a instituições que precisem de salas. A primeira dívida que o CCRS se comprometeu a pagar, na totalidade, nos próximos dias são os cerca de 1500 euros que a associação deve a uma funcionária de limpeza. A direcção “orgulha-se” de, nos últimos quatro meses, não ter “emitido” um “único” cêntimo de dívida.

A nova direcção do CCRS, liderada por Lurdes Asseiro, criou condições para que haja actividade cultural regular que aproxime a comunidade da instituição. As escolas são um dos principais alvos do CCRS estando-se já a estruturar protocolos com as mesmas para os alunos poderem usufruir do espaço. “Queremos que as escolas vejam no centro cultural uma extensão das suas próprias instalações. Ao invés dos alunos fazerem simulações como acontece nas escolas queremos que os alunos venham gerir a galeria de arte, aprender a fazer contactos, fazerem os seus próprios trabalhos e poderem também expor os trabalhos que vão fazendo”, salienta o vice-presidente, João Soeiro.

A galeria do Fórum Mário Viegas não está aberta ao público uma vez que não existem verbas para contratar um funcionário a tempo inteiro. A associação está a estudar a hipótese e vai apostar no voluntariado cultural. “Vamos saber da disponibilidade de algumas pessoas que queiram estar aqui duas a três horas por dia durante alguns dias por semana. Vamos ver se conseguimos garantir a abertura da galeria”, explica Lurdes Asseiro.
(foto O Ribatejo/texto O Mirante)

Xadrez de Alpiarça sobe de divisão

A Casa de Xadrez de Alpiarça venceu a Zona E do Campeonato Nacional da Terceira Divisão de Xadrez e subiu à Segunda Divisão Nacional. A equipa alpiarcense composta por Carlos Nascimento, Victor Ferreira, António Vinagre, Bruno Moreira, Pedro Diogos, Miguel Barriga, Luís António, José Fernando Gomes, Porfírio Fernandes e Xavier Fernandes, sagrou-se campeã sem sofrer qualquer derrota, em sete rondas sofreu apenas um empate.

A equipa de Alpiarça já disputou o Campeonato Nacional da Segunda Divisão durante vários anos. E, segundo os seus responsáveis, regressa a uma prova de onde nunca devia ter saído.

Caminhadas e BTT em Abitureiras


O Grupo Cultural e Recreativo de Cicloturismo “Vale do Tejo”, em colaboração com a Junta de Freguesia de Abitureiras, CCCD Abitureiras e Inatel vai realizar no próximo dia 25 de Abril pelas 9h00 um Passeio/Caminhada e BTT, aberto a todas as idades e ambos os sexos, com 2 percursos de 6 a 12 Km respectivamente, denominado 3º passeio “Pelos Trilhos das Aventureiras”, cujas inscrições podem ser feitas no local da partida.


Também no dia 1 de Maio terá lugar um passeio BTT-Open, com percursos marcados, não cronometrados de 25 a 45 km, respectivamente de dificuldade média e média alta, com início às 8h30 e partida junto ao CCCD Abitureiras.


As inscrições e mais informações poderão ser feitas através da Junta de Freguesia de Abitureiras, pelo telefone/fax 243 469 599 ou pelo e-mail: j.f.abitureiras@iol.pt

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Montamora realiza II Passeio de Pasteleiras


O Montamora, associação das localidades de Amoreira e Montelo, freguesia de Fátima, Ourém, realiza dia 25, segunda-feira, o seu II Passeio de Pasteleiras. O evento arranca às 14h00 na sede da instituição. A inscrição é de um euro para sócios e de dois euros para não sócios.





Tomar, Torneio de Hóquei em Patins

quarta-feira, 20 de abril de 2011

22 de Abril, na Glória do Ribatejo

TOMAR - Gualdim Pais triunfa no Nacional de Duplo Mini-Trampolim

No passado fim-de-semana, nos dias 16 e 17 de Abril, realizou-se, em Loulé, o Campeonato Nacional de duplo mini-trampolim, promovido pela Federação de Ginástica de Portugal em colaboração com a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, no qual participaram 295 ginastas de todo o país.




A SFGP conseguiu fazer apurar para este evento desportivo 12 ginastas, os quais trouxeram para a cidade e para o distrito 2 títulos de campeão nacional (individual e por equipas), 3 títulos de vice-campeão nacional (individual e por equipas) e um título de ante vice-campeão nacional, sendo este o Clube que mais medalhas arrecadou neste campeonato nacional. No escalão de iniciados femininos (que contou com a participação de 81 ginastas), os primeiros lugares do pódio foram preenchidos pelas ginastas da SFGP. Os resultados obtidos neste escalão foram: Beatriz Lopes (1º lugar - campeã nacional) Inês Santos - 2º lugar (vice-campeã nacional), Filipa Martins - 18º lugar. Estas ginastas constituíram a equipa que obteve o título de campeã nacional. No sector masculino, ainda no escalão de iniciados, no qual participaram 38 ginastas que, a nível nacional, conseguiram apuramento, o ginasta Bruno Santos obteve o título de vice-campeão nacional e Guilherme Henriques conseguiu obter o 14º lugar. No escalão juvenil feminino, para o qual obtiveram apuramento 44 ginastas, a ginasta da SFGP, Leonor Lopes obteve o 2º lugar, consagrando-se vice-campeã nacional. As restantes ginastas, que representaram as cores da Gualdim Pais neste escalão, obtiveram os seguintes resultados: Ana Leonor Honório - 11º lugar, Joana Gonçalves - 22º lugar e Raquel Silva  - 24º lugar. Esta equipa da SFGP conseguiu alcançar o título de vice-campeã nacional. No escalão juniores masculinos, para o qual apenas 12 ginastas nacionais obtiveram apuramento, novamente a SFGP viu um dos seus ginastas subir ao pódio. Assim, os ginastas da Gualdim Pais obtiveram os seguintes resultados: Miguel Francisco - 3º lugar (ante vice-campeão nacional) e Guilherme Braz - 10º lugar. No escalão de sénior elite, constituído pelas melhores ginastas seniores nacionais nesta especialidade, a ginasta Mariana Borges obteve um excelente 5º lugar. Desta forma a delegação da SFGP, constituído por 12 ginastas e 2 treinadores, conseguiu obter 5 medalhas individuais e 2 lugares no pódio das duas equipas que representaram o Clube sendo este o Clube que mais títulos conseguiu obter no campeonato nacional de duplo min-trampolim. Os resultados obtidos pelos ginastas Bruno Santos e Leonor Lopes permitiram, ainda, que estes viessem a integrar o grupo de ginastas com mínimos para poder participar no Campeonato Mundial por Grupo de Idades, o qual vai ter lugar em Birmingham, no próximo mês de Novembro. O resultado obtido nesta prova pela ginasta Leonor Lopes, embora esta ainda esteja no seu primeiro ano no escalão juvenil, permitiu-lhe ingressar no escalão júnior elite, o que trará maiores desafios e, consequentemente, maiores responsabilidades.
2011-04-20 10:43:02 (Rádio Hertz)

TOMAR – Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira inicia Noites de Verão

É já no próximo dia 23 de Abril, sábado, que Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira inicia as Noites de Verão, iniciativa que decorre durante os meses de Abril, Maio e Junho, todos os sábados e que no fundo se traduz numa grande noite de "Karaoke".




Esta iniciativa, a desenvolver na sede da Sociedade e no Jardim da Pedreira, pretende fazer uma animação sócio - cultural das noites quentes de Verão com um programa multifacetado que inclui para além do karaoke, cinema ao ar livre, concertos banda filarmónica entre outras actividades. Entretanto, a Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira vai proceder ao lançamento do seu novo site também no próximo sábado, pelas 20 horas, na sede.
2011-04-19 18:20:43 (Rádio Hertz)

Teatro em Cem Soldos, Tomar

Mercado Tradicional FONTAINHAS

MERCADO TRADICIONAL
FONTAINHAS
Junto ao Café Cortiço
20 de Abril, 10 horas
Org. Rancho Folclórico do Bairro Santarém

terça-feira, 19 de abril de 2011

Miguel Arraiolos (do Águias Alpiarça) campeão europeu de sub-23

Miguel Arraiolos campeão europeu de sub-23




O português Miguel Arraiolos sagrou-se este domingo Campeão Europeu de duatlo em sub-23, numa prova em que Lino Barruncho conquistou a medalha de bronze na categoria de elite.
BARRUNCHO MEDALHA DE BRONZE EM ELITE
Portugal fez o pleno de medalhas em todas as competições dos Europeus de Limerick, na Irlanda, depois das medalhas de hoje, que se juntam ao bronze alcançado sábado por Hugo Alves no escalão de juniores.

As categorias de elite e sub-23 disputaram-se em conjunto, com Barruncho a ser terceiro da geral e Arraiolos quarto, o que lhe deu o título nas "esperanças".

O primeiro segmento de corrida (de 10 quilómetros) teve um ritmo forte, num pelotão liderado pelo russo Yakovlev, campeão europeu em título, seguido de um grupo onde constavam Barruncho e Arraiolos.

No ciclismo, num troço de 40 quilómetros, a prova foi comandada por 11 atletas, três dos quais do escalão de sub-23 e com várias tentativas de fuga, sobretudo do espanhol Del Corral, que nunca conseguiu desfazer o grupo.

O momento de decisões ficou reservado para o segmento final, de cinco quilómetros de corrida, com Lino Barruncho a sair da transição em terceiro lugar e Miguel Arraiolos em quarto, nas posições que mantiveram.

O triunfo final em Elite foi para o francês Benoit Nicolas, seguido de Del Corral, Lino Barruncho e Miguel Arraiolos.

José Estrangeiro terminou a prova na sexta posição e José Veiga em nono, ambos em sub-23.

Fonte: Record

domingo, 17 de abril de 2011

Aniversários (4)

"OS RELÂMPAGOS" de Vale Mestre, Constância

Santarém, Teatro Sá Bandeira, 21 de Abril

CINEMA, 21 DE aBRIL, 21,30 horas
Teatro Sá da Bandeira, Santarém

Filme: 48, de Susana de Sousa Dias

uma iniciativa do Cineclube de Santarém


Nas Aboreiras, Tomar

A Associação Recreativa das Aboboreiras inicia, nesta sexta-feira, o Ciclo Cultural, uma iniciativa que se estende até ao domingo. Registo para a abertura da Feira do Livro bem como da exposição de pintura de Isabel Gil Maia.

















Do programa consta, ainda, um Sarau Literário «Um ano em poesia». Neste sábado, pelas 15 horas, haverá a abertura da Feira/Mostra de Artesanato. Pelas 21 horas, em cena irá estar a peça «Médico à força», do grupo Ultim Acto. Pelas 22h30, lugar ao «Ar de Rock - Music fest». No domingo, será dia de encerramento. Na ocasião irão participar o grupo de teatro do CIRE, o Espaço Zero teatro, o Órfeão de Águeda e ainda o grupo de teatro Convívio da ARA. (in Rádio HERTZ)

Santarém: muitas colectividades nas comemorações do 25 de Abril

terça-feira, 12 de abril de 2011

Novos Órgãos Sociais do C C R Fontainhas e Grainho (Santarém)



Centro Cultural e Recreativo das Fontainhas e Grainho


Novos Órgãos Sociais



Foram eleitos no passado dia 9 de Abril, tendo tomado posse no dia 11, os novos Órgãos Sociais desta colectividade que passamos a identificar:


Assembleia-Geral
Presidente: Jorge Luís Oliveira
1º Secretário: Cristina Isabel Carreira
2º Secretário: Telma Fragoso Luís

Conselho Fiscal
Presidente: José Manuel Bento
Secretário: António Manuel Santos
Relator: Bruno Miguel Baeta

Direcção
Presidente: Teresa Isabel Silva
Vice-Presid: José Francisco Santos
Tesoureiro: José António Marques
1º Secretário: Rogério Carreira Francisco
Vogais: Francisco António Silva
Adolfo Ribeiro Araújo

domingo, 10 de abril de 2011

Saudação ao Ano Europeu do Voluntariado











Saudação
Ano Europeu do Voluntariado


Pelo reconhecimento dos Dirigentes Associativos Voluntários
das Colectividades e Associações de Cultura, Recreio e Desporto


No dia 27 de Novembro de 2009, o Conselho de Ministros da U.E., declarou oficialmente 2011, Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa. Os principais objectivos desta iniciativa, são:

1. Criar um ambiente propício ao voluntariado na U.E;

2. Dar meios às organizações que promovem o voluntariado para melhorar a qualidade das suas actividades;

3. Reconhecer o trabalho voluntário;

4. Sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do Voluntariado.

A Resolução do Conselho de Ministros 62/2010 de 25 de Agosto, integra a Confederação Portuguesa das Colectividades na composição da Comissão Nacional de Acompanhamento ao Ano Europeu do Voluntariado em Portugal o que manifesta um reconhecimento da nossa instituição e do nosso movimento.

A Confederação Portuguesa das Colectividades, consciente das suas responsabilidades perante a sociedade e o Movimento Associativo Popular, apresentou propostas de iniciativas autónomas a realizar durante o ano 2011,
entre as quais se destacam:

- A importância económica do voluntariado e o valor do trabalho voluntário;

- Os impactos do voluntariado na qualificação profissional dos voluntários - uma mais valia para as empresas e a economia nacional;

- Jogos Tradicionais, o Voluntariado na defesa das culturas regionais;

- Mulheres e Jovens Dirigentes Voluntários na cultura, recreio e desporto.

A Confederação Portuguesa das Colectividades, no âmbito da sua participação na CNAAEV2011, tudo fará para contribuir para os objectivos europeus e nacionais do AEV, particularmente no que respeita à inclusão no estudo que vai ser feito dos Dirigentes Associativos Voluntários (cerca de 450.000) como parte do imenso movimento voluntário português e que, até à data, não têm sido considerados. Tudo faremos para que o AEV seja, de facto, uma oportunidade para reconhecer, valorizar e apoiar o Voluntariado.

A Confederação Portuguesa das Colectividades manifesta a sua total disponibilidade e empenhamento em todas as iniciativas para as quais seja convidada, exorta as Estruturas Descentralizadas, as Colectividades e Associações de cultura, recreio e desporto a participar e saúda o AEV.2011, todas as organizações promotoras de voluntariado e todos os Voluntários.

Porto, 26 de Março de 2011                O Conselho Nacional da CPCCRD

Confraternização de VESPAS



Pelos Direitos Associativos e cumprimento das leis da República, Exigimos Justiça!

Resolução Associativa
Pelos Direitos Associativos e cumprimento das leis da República,
Exigimos Justiça !


Considerando que a lei 34/2003 de 22 de Agosto que entre outros aspectos confere ao Movimento Associativo Popular o Estatuto de Parceiro Social, deveria ter sido definida nos seus próprios termos até ao dia 22 de Dezembro de 2003 e não foi por manifesto desrespeito da lei e falta de sensibilidade por parte dos Governos da Nação;

Considerando que a Confederação já tomou todas as medidas institucionais possíveis para que os responsáveis políticos - Presidente da República (Junho 2007), Presidente da Assembleia da República (Abril 2008), Primeiro ministro (Maio 2010), Ministros e Secretários de Estado, Governadores Civis e Grupos Parlamentares que, apesar das diferentes posições e empenhamentos, não resultaram;

Considerando que o Movimento Associativo Popular não tem interlocutor ao nível de Governo apesar das propostas já apresentadas ao Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros em 5 de Março de 2010;

Considerando que a Assembleia da República aprovou duas Resoluções n.° 33/2010 e 34/2010, em 19 Março 2010 que não foram acatadas pelo Governo como era seu dever;

Considerando que por incumprimento da lei por parte dos sucessivos governos o Movimento Associativo Popular e a sua Confederação não estão representados nos órgãos de aconselhamento devidos - Conselho Económico e Social, Conselho Nacional da Economia Social, Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e Conselho Nacional do Desporto;

Considerando a ausência de resposta ao abaixo-assinado entregue na Presidência do Conselho de Ministros em 14 de Abril de 2010;

O Conselho Nacional da Confederação, reunido no Porto no dia 26 de Março de 2011, delibera:

1. Enviar uma carta ao Senhor Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, do próximo Governo, informando-o de todo o processo, conferindo-lhe que no prazo de 120 dias para a definição da lei 34/2003 de 22 de Agosto, informando-o que, caso tal não aconteça, a Confederação reserva-se ao direito de apresentar queixa formal às entidades judiciais nacionais com competências para o efeito e consequente pedido de indemnização;

2. Caso o Governo não cumpra com os seus deveres dentro dos 120 dias, a Direcção da Confederação fica mandatada pelo Conselho Nacional para apresentar queixa formal ao Senhor Provedor de Justiça por incumprimento da lei e apresentar uma Acção Administrativa com pedido de indemnização no Tribunal Administrativo em termos e valores a ponderar;

3. Tornar públicas estas posições, através dos meios próprios da Confederação e da Comunicação Social.

Porto, 26 de Março de 2011 O Conselho Nacional da CPCCRD

NOTA: A Federação esteve presente no Conselho Nacional que se realizou na Universidade Católica do Porto.

domingo, 3 de abril de 2011

LINHACEIRA, Tomar: Primeira caminhada de 2011

TOMAR - Primeira caminhada de 2011 organizada pela A.C.R. da Linhaceira.
Apesar do tempo instável foram mais 130 pessoas que compareceram no domingo para mais uma caminhada, esta a primeira caminhada de 2011, organizada pela Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira. Desta vez o percurso denominou-se "visita à quinta", tendo como principal "condimento" uma visita à Quinta do Valle, localizada na Guerreira.

Os participantes encontraram-se no campo de Jogos da ACRL, às 08h30m para darem início à caminhada. Em pouco mais de 5 quilómetros os caminheiros chegaram à Quinta, onde foram recebidos pela simpatia e boa disposição da D. Concha, onde acompanhados por ela, realizaram uma visita à quinta. A manhã culminou com o habitual almoço no Salão do Campo de Jogos. Mais uma caminhada realizada, esta com um balanço muito positivo.


2011-03-31 15:42:48 (Rádio Hertz)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PAUL, Abrantes: 2º. CONVÍVIO MOTARD

RIO MAIOR: TASQUINHAS 2011 com a indispensável participação do movimento associativo

Sábado, 2 de Abril, em Santarém

TRIBUTO A
MICHEL GIACOMETTI
( etnógrafo, musicólogo e cineasta )





Biografia

Michel Giacometti nasceu em Ajaccio, na Córsega, em 1929. Desde cedo tomou contacto com outros países e culturas, nomeadamente do Norte de África, para onde foi viver com o tio, funcionário colonial, e onde partilhou o seu mundo de infância com crianças espanholas e árabes.


Em 1947, com 18 anos, já em Paris, realizou estudos de música e arte dramática. Em 1950, lançou vários projectos de revistas culturais e de poesia: Igloo, Ferments e Griffonnage. Criou uma companhia de teatro popular e participou em três estágios de arte dramática, organizados pelo Ministère de l’Education. Publicou ainda uma pequena brochura de versos, Mélika.

Estudou na Sorbonne, no curso de Letras e Etnografia, curso que interrompeu devido à sua participação na greve contra a discriminação dos árabes na vida pública de Argel, período durante o qual viajou pelo norte da Europa, tendo participado em cursos livres de etnografia na Noruega. Colaborou nas revistas Simoun e Cahiers du Sud e foi correspondente da Mission Française en Nouvelle Guinée.

Michel Giacometti chegou a Portugal em finais de 1959 e decidiu iniciar o levantamento sistemático da música regional portuguesa. Os primeiros trabalhos no terreno foram realizados em Trás-os-Montes e, verificando a permanência dos espécimes musicais recolhidos por Schindler em 1931, apresentou um projecto de investigação etnomusicológica no nordeste transmontano à recentemente criada Comissão de Etnomusicologia da Fundação Calouste Gulbenkian, que lhe recusou o apoio. Na sequência, Giacometti criou os Arquivos Sonoros Portugueses (ASP), em finais de 1960, e convidou o compositor Fernando Lopes-Graça a colaborar no projecto. Numa carta, datada de 13 de Dezembro de 1960, dirigida ao compositor, Giacometti comunica-lhe que acabou de “fundar os Arquivos Sonoros Portugueses e de se ligar por contrato a organismos culturais estrangeiros que mostraram mais entusiasmo que a Fundação …”.

Em 1975, enquanto membro da Comissão de reorganização da FNAT/Inatel, apresentou o projecto “Centro de Documentação Operário–Camponesa” (CDOC), que, além da reformulação da estrutura existente, propunha uma nova filosofia de acção cultural. Em associação com o Plano Trabalho e Cultura, todos os materiais resultantes das campanhas nacionais do Serviço Cívico Estudantil e toda a documentação produzida foram entregues ao CDOC e, mais tarde, transferidos para o Museu do Trabalho em Setúbal.

Em 1981, editou com Fernando Lopes-Graça e através do Círculo de Leitores o Cancioneiro Popular Português, importante colectânea de canções e músicas instrumentais, que procura mostrar a multiplicidade dos géneros e estruturas musicais, na diversidade das características regionais.

Participam:

Grupo de Folclore de Abitureiras
Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontainhas


COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL


SANTARÉM – 2011


TEATRO SÁ DA BANDEIRA - 2 DE ABRIL - 21h30