segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Filarmónica Frazoeirense (Ferreira do Zêzere)



Festas 2011
Não perca tempo!
Aceitamos dar orçamentos para as festas e romarias, procissões, animação litúrgica e concertos.
Contactos: filarmonicafrazoeirense@gmail.com ou 96 3003056 - 963003284

Estão abertas inscrições para a escola de música. Inscreva os seus filhos. Aulas e transporte gratuito.
A direcção

sábado, 26 de fevereiro de 2011

HOJE: TOMAR – Canto Firme prepara Festa da Música


Integrada nas comemorações do 31º aniversário da Associação, a Escola Canto Firme prepara mais uma edição da Festa da Música. Tal como nos anos anteriores, durante a tarde do dia 26 de Fevereiro, decorrerão pequenos recitais temáticos realizados por alunos, a solo ou integrados em grupos de música de câmara variados.

Os recitais, destinados ao público de todas as idades, terão uma duração de cerca de 20 minutos e decorrerão a partir das 14h30. Contamos com a sua presença para fazer da Música uma Festa.
2011-02-20 15:39:25 (Rádio Hertz)

Cineclube Torres Novas: todas as quartas projecta cinema no Teatro Virginia

E no dia 2 de Março, às 21 horas

TOMAR – Linhaceira apresenta projecto para parque desportivo

A Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira apresentou, nesta quinta-feira, na reunião do executivo camarário, um ante-projecto para a construção de um parque desportivo e de lazer. José Manuel Guido, dirigente do emblema tomarense, sublinhou que esta ideia pode significar uma maior fixação das pessoas às freguesias que seriam privilegiadas com a obra, sem esquecer um apoio que seria concedido aos alunos dos Centros Escolares da Linhaceira e de São Pedro:
«Estamos a falar de uma localidade com maiores possibilidades de expansão populacional, onde há uma grande dinâmica cultural e desportiva, situada muito próximo do centro industrial, pelo que tudo pode apontar para o segundo maior pólo do concelho. As infra-estruturas que constam do projecto irão ser uma mais-valia para a freguesia pois seriam um atractivo para a fixação populacional, bem como para o concelho. Estas infra-estruturas poderiam servir, também, de apoio para a prática desportiva dos alunos do futuro Centro Escolar da Linhaceira e de São Pedro, para além de outros protocolos com organismos do concelho. O desenvolvimento da prática desportiva nas áreas rurais e a possibilidade de expansão da freguesia são factores que justificam o projecto. Estimamos que cerca de quinhentas pessoas possam frequentar o espaço». O presidente da autarquia, Corvelo de Sousa, quis sublinhar como «positivo» este tipo de iniciativas, ainda que tenha ressalvado que «não estamos em tempo para investimentos avultados». Ainda assim, o autarca não fechou a porta à concretização deste projecto: «É sempre positivo que as pessoas tomem iniciativas e que não fiquem à espera que alguém faça as coisas por elas. Quero dar os parabéns à Associação por esta ideia, que irá para apreciação dos serviços. Após apreciação técnica, temos que nos reunir, no sentido de tentarmos perceber como é que isto se poderá concretizar. Há aqui investimento, não é a melhor altura, o que não significa que não seja bom haver ideias de forma a que, quando houver dinheiro, existam condições para se avançar». Por sua vez, José Vitorino, vereador do Partido Socialista, que já era conhecedor do projecto, quis deixar bem claro que a revisão ao Plano Director Municipal vai ter cuidado em integrar as associações em perímetro urbano. Pelo meio, ficaram recados à EDP: «O Plano Director Municipal, na sua revisão, vai ter um especial cuidado em reintegrar as associações em perímetro urbano. Fruto da oferta de terrenos, a grande maioria está fora desses limites. Queria, ainda, referir-me a uma questão da EDP...  De uma vez por todas, têm que ficar definidos os critérios perante os quais fornece energia. Neste momento, tanto quanto me foi explicado pela Associação, há o risco de perda de fornecimento de energia devido a uma coisa que se chama contador de obra, obra esta que nem existe. A Câmara não sabe o que é que a EDP pretende. O assunto está efectivamente do nosso lado mas não são claras as condições da EDP para fornecimento de energia».

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"O caminho faz-se caminhando"

Foi o lema da reunião dos Órgãos Sociais da Federação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém, realizada a 23 de Fevereiro, em Vale de Estacas, Santarém. Face aos constragimentos e condicionantes existentes foram definidas algumas medidas de acção.



Vai ser dado especial destaque à informação das e para as associações e colectividades, fazendo uso adequado dos meios informáticos. Tal prática obrigará a contactos regulares com as filiadas, os seus dirigentes e as actividades desenvolvidas.

BENAVENTE: Acção de Formação para colectividades


Acção de Formação
» Destinada às Associações e Colectividades do Município de Benavente » 05 de Março de 2011, no Cine-Teatro de Benavente

Acção de Formação, destinada às Colectividades e Associações do Município, promovida pela Câmara Municipal de Benavente, em parceria com a Confederação Portuguesa das Colectividades , no próximo dia 05 de Março (Sábado) de 2011, no Cine-Teatro de Benavente, com a seguinte ordem de trabalhos:
» 09.30h – Recepção e entrega das pastas;

» 09.45h – Apresentação dos membros que compõem o Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo, os seus Objectivos e o Regulamento do Gabinete;

» 10.00h/12.30h – Inicio do Primeiro Módulo de Formação – “Cultura Associativa”, enquadrando a necessidade de formar e qualificar os Dirigentes Associativos para melhor dirigir.

(Formador: Dr. Augusto Flor)

» 14.00h/17.00h – Início do Segundo Módulo de Formação – “Introdução à Contabilidade Associativa”, dando a conhecer as obrigações declarativas e o enquadramento fiscal das colectividades. [Este módulo será aberto tambéma todos os Técnicos Oficiais de Contas que convosco trabalhem e nele queiram participar]

(Formador: Dr. Luís Costa)

Por considerar que qualquer um dos módulos de formação apresentados pode ser extremamente útil para a valorização pessoal e para ajudar a ultrapassar alguns desafios que hoje e cada vez mais se colocam às colectividades e associações das quais fazem parte, convidava-os a estarem presentes nesta Acção de Formação e, se possível, a confirmarem a vossa presença até dia 03 de Março, através dos seguintes contactos:
Telefone – 263 519 645
E-mail – gama@cm-benavente.pt



sábado, 12 de fevereiro de 2011

Órgãos Sociais da Federação reunem

Para o próximo dia 23 de Fevereiro, às 21 horas, está convocada uma reunião de todos os Órgãos Sociais da Federação. A reunião que tem objectivo analisar a actual situação do movimento associativo e tomar as medidas adquadas, realiza-se na sede da Associação Cultural e Recreativa de Vale de Estacas, em Santarém.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Movimento Associativo e autarquias (1)


Desporto
Clubes Desportivos do concelho de Santarém dizem que atrasos nos pagamentos estão a criar situação “insustentável”

Os clubes desportivos do concelho de Santarém consideram que o atraso de dois anos e meio nos pagamentos dos subsídios da autarquia está a criar uma situação “insustentável”, admitindo ter que vir a suspender a sua participação em algumas competições.
António Melão, presidente da Associação Académica de Santarém, disse à agência Lusa que os dirigentes de cinco clubes desportivos do concelho pediram hoje uma reunião ao vereador da câmara municipal de Santarém com o pelouro do desporto, João Leite, para saber o que pensa a autarquia fazer em relação aos valores em dívida.
“Queremos resolver a situação, que se está a tornar insustentável, a bem. Só precisamos de saber se a câmara tem algum plano de pagamentos ou o que está a pensar fazer para sabermos com o que podemos contar”, afirmou.
João Leite disse à Lusa que vai ter uma reunião na próxima semana com todos os clubes desportivos do concelho (mais de três dezenas) para, entre outros assuntos, abordar a questão financeira, sublinhando, contudo, que os apoios da autarquia não se cingem a essa componente, abarcando também toda a parte logística e de instalações.
Segundo João Leite, a autarquia tenciona pagar “a curto prazo, até ao final de Março” a tranche em falta da época 2008/2009 (cerca de 25 por cento), tendo aprovado há cerca de um mês os valores relativos à época 2009/2010 e prevendo que o protocolo para a época actual possa ser assinado no primeiro semestre do ano.
O vereador justificou os atrasos com a “actual conjuntura difícil” que se vive no país e que afecta as autarquias, sublinhando o “esforço muito grande” que está a ser feito pelos municípios, não conseguindo por isso comprometer-se com uma data para pagamentos, já que estes dependem da entrada de receita.
António Melão disse à Lusa que, só no caso da Académica, que proporciona a prática de futebol a 330 crianças e jovens do concelho, a dívida da autarquia atinge já os 42 mil euros, sem contar com a época actual, o que obriga a uma gestão “muito criativa”.
Para António Melão os clubes estão muito estruturados em função dos subsídios, já que as mensalidades pagas pelos atletas não são suficientes para cobrir as despesas com treinadores, deslocações, manutenção de viaturas, pagamento de inscrições, arbitragens e seguros.
Para António Melão, a prolongarem-se os atrasos nos pagamentos, o clube vai ponderar a suspensão em algumas competições, deixando de “representar o nome da cidade”.
No caso do Santarém Basket Clube, que tem inscritos uma centena de praticantes, o clube fez saber em comunicado aos associados que “sem apoio ao associativismo” vai ter que vender a carrinha que adquiriu para transporte dos atletas, “levando país fora o nome da nossa terra”.
A direcção do clube sublinha que esta é uma decisão de “último recurso”, face “à falta de verba para satisfazer os seus compromissos”, receando que o projecto seja colocado em causa “se os apoios ao associativismo não chegarem com urgência”.
-------------------------------------------------------------------------
Publicada por O Navegante