quinta-feira, 17 de março de 2011

Aniversários (3)

Filarmónica de Paialvo completa 115 anos

A Sociedade Filarmónica Paialvense foi fundada a 3 de Março de 1896.

A sua fundação está relacionada com o facto de ter havido um desentendimento entre os membros da direcção de uma banda filarmónica existente na povoação de Carrascos, hoje com o nome de Vila do Paço, no concelho de Torres Novas. Porque enquanto uns preferiam para assumir o lugar de maestro, que entretanto vagara, o contramestre Prof. Fagulha, que era de Paialvo, outros preferiam um executante, que era de Carrascos. O Professor, por não gostar de ser preterido por um executante, que considerava de qualidade musical inferior à sua, acabou por abandonar a banda, agarrando-se à vontade dos que em Paialvo desejavam ter uma banda filarmónica, aproveitando assim a oportunidade para provar as suas qualidades e capacidades artísticas.

Assim com o seu saber e a vontade dos que o acompanhavam, conseguiu que a Banda de Paialvo saísse à rua pela primeira vez no Domingo Gordo de 1896 - 3 de Março de 1896, sendo esta a data da sua fundação.

Nos primeiros anos de existência da Associação, a sua actividade era unicamente a banda, que abrilhantava os arraiais populares e os bailes das freguesias e localidades limítrofes.

Em 1936 um benemérito de Paialvo, restaurou uma casa antiga emprestando-a à Associação para aí fixar a sua sede. Com este novo espaço passou a desenvolver novas actividades, formando-se então um grupo de teatro, um rancho e uma biblioteca, passando este a ser o local de encontro de todos os Paialvenses.

Em 1972 e por grande generosidade e benemerência do Sr. Comendador Manoel de Mattos, foi edificada a actual sede, tendo finalmente a Associação umas instalações de sua pertença e como sinal de reconhecimento e de agradecimento de todos os Paialvenses, a Associação passou a designar-se Sociedade Filarmónica Payalvense "Manoel de Mattos”

A principal actividade da nossa Associação continua a ser o ensino e a divulgação da música, sendo a banda composta na sua maioria por músicos formados na nossa escola de música e por músicos provenientes de outras bandas, que amigavelmente e sem qualquer tipo de interesse, quiseram integrar este grupo de trabalho. A nossa Escola de Música encontra-se neste momento em funcionamento com cerca de 30 alunos.

Com 114 anos de vida, a banda tem actuado em vários pontos do país donde se destacam as actuações no Hotel Tivoli (Lisboa); na Feira da Agricultura de Santarém; nas Festas dos Tabuleiros em Tomar e em Festivais e Encontros de Bandas do Norte ao Sul do país, vindo também a participar ultimamente em concursos de bandas filarmónicas, tendo obtido em Maio do corrente ano, o 3º Prémio no 3º Concurso de Bandas de Vila Franca de Xira, na categoria em que concorreu.

Nos últimos anos esta Associação tem organizado outro tipo de eventos que visam a formação dos jovens músicos que integram a Banda e a sua Escola de Música, nomeadamente o “1º Estágio da Orquestra de Sopros Filarmónica do Médio Tejo” – 2004; e o “1º Estágio de Outono para Jovens Músicos” – 2005.

Nos final de Julho e início de Agosto de 2009, a Banda da S.F.P.M.M., deslocou-se a Itália (cidade de Manziana), para efectuar um intercâmbio com a Banda Filarmónica daquela cidade.

Actualmente a Banda da Sociedade Filarmónica Paialvense é dirigida pelo Sr.Pedro Correia.



Sem comentários:

Enviar um comentário